Sapatinho de Crochê Tradicional

Quando estamos grávidas, uma das primeiras coisas que ganhamos é um sapatinho de crochê tradicional (ou de tricô também). Por isso, fiz esse clássico do crochê. Foi o primeiro sapatinho de crochê que aprendi a fazer. Ele é muito conhecido como sapatinho do tempo da vovó.

Veja o que vocês acham. Se gostarem, tem a receita e os vídeos com o passo em detalhes no final do post.

Sapatinho de crochê tradicional 4

Aqui é a parte de dentro do sapatinho de crochê tradicional. Observe que com a cordinha, fica fácil fazer os ajustes para apertar ou mesmo afrouxar.

Sapatinho de crochê tradicional 3

A frente do sapatinho. A verdade é que ele é quase uma botinha, pois fica bem altinho.Sapatinho de crochê tradicional 2

De lado para ver os detalhes.
Sapatinho de crochê tradicional 1

Espero que tenha gostado.

Assine meu canal e receba os vídeos com passo a passo no seu e-mail, clique aqui.

Um abraço e até o próximo post/vídeo.

Vídeo com passo a passo Sapatinho de Crochê Tradicional – Parte 1/3

Vídeo com passo a passo Sapatinho de Crochê Tradicional – Parte 2/3

Vídeo com passo a passo Sapatinho de Crochê Tradicional – Parte 3/3

Vídeo com passo a passo Sapatinho de Crochê Tradicional – Parte 1/3 (Canhotas)

Vídeo com passo a passo Sapatinho de Crochê Tradicional – Parte 2/3 (Canhotas)

Vídeo com passo a passo Sapatinho de Crochê Tradicional – Parte 3/3 (Canhotas)

Receita do Sapatinho de Crochê Tradicional

Material
                  Lã Keamor branca
                  Agulha de crochê nº 2
Abreviaturas utilizadas
carr = carreira
                                       corr = corrente
                                       pa = ponto alto
                                       pbx = ponto baixíssimo
                                       mpa = meio ponto alto
                                      parf = ponto alto em relevo com pegada pela frente
                                      part = ponto alto em relevo com pegada por trás
                                      pt = ponto
                                      rep = repetir
                                      sp = espaço
Execução
                  Faça 14 corr
                  1ª carr = 3 corr para subir, comece na 4ª corr, 14 pa, 8 pa na mesma base, 14 pa, 8 pa na mesma base, feche com 1 pbx.
                  2ª carr = 3 corr para subir *14 pa, 16 pa nos 8 de base (2 em cada)* rep de *a*, feche com 1 pbx.
                  3ª carr = 2 corr para subir, fazer toda a carr em mpa, feche com 1 pbx.
                  4ª carr = 3 corr para subir, toda carr em pa sem dar aumentos e pegando na alça de trás, feche com 1 pbx.
                 Dobre e marque com um alfinete o ponto central da frente do sapatinho.
                 5ª carr = 3 corr para subir, 1 parf, 1 part no ponto central da frente, pule 2 pts antes e 2 depois do central. O pt central é sempre parf, feche com 1 pbx.
                 6 carr = 3 corr para subir, faça igual  a 5ª, sempre pulando 2 pts antes e depois do pt central, feche com 1 pbx.
                 7ª, 8ª, 9ª, 10ª  carr = iguais a 6ª carr.  Assim termina o peito do pé.
                 11ª carr = Passa fita, 3 corr para subir, mais 2 corr da distância, pula 1 ptt, 1 pa comum. *2 corr,1pa*. rep de *a* até o final da carr, feche com 1 pbx.
                 12ª carr = 3 corr para subir, 1 parf nestas 3 corr, 1pa normal dentro dp sp, 1 parf no pa de base.
                 13ª carr = 3 corr para subir, *1 parf, 1 part*, rep de *a* até o final da carr, feche com 1 pbx.
                 14ª, 15ª carr = iguais a 13ª e arremate.
No contorno da sola, onde iniciou o pa, faça pt caranguejo em todo contorno da sola e arremate.
Faça uma tira de 40 cm de cordão torcido e passe no passa fita, de modo que um amarra do lado direito e outro do lado esquerdo.

Veja também:

Tiara de Crochê com Florzinhas

Bebezinha com tiara de crochê é a coisinha mais linda! Essa que eu fiz, com …

10 comments

  1. oii, esse foi meu primeiro trabalho em croche! Adorei, mas não entendi muito bem como faz o ponto alto pela frente e por trás, poderia gravar um video explicando??? Agradeço desde já

  2. Você explica muito bem,parabéns!r

  3. Iara Maria Sanches

    Amei!!!!!!!! faço sapatinho para doação e estava precisando de uma receita bonita fácil e rápida!
    Iara Maria -Porto Alegre – RS

  4. Amei!!!!!!!! faço sapatinho para doação e esta precisando de uma receita bonita fácil e rápida!
    Iara Maria -Porto Alegre – RS

  5. Preciso PR um ano e dois meses,nao sei a medida, quero fazer um sapatinho é uma sandália PR minha neta,

  6. Adorei. bem explicado, vou fazer para o meu netinho que está a caminho.

  7. Maria Cavalcanti de Araújo

    Muito bem trabalhado. Gostei da explicação. Gostaria de ver outros modelos.

  8. Maria Cavalcanti de Araújo

    Muito bem trabalhado. Ficou lindo. Vc explica divinamente. Gostaria de ver depois outros modelos.

  9. Adorei suas explicações, obrigada por nos oferecer estas aulas.

  10. Parabéns! amei sua aula! mto bem explicado, fiz um sapatinho junto c. vc. ficou lindinho, foi o 1º sapatinho que fiz. Obrigada!!!!