Home / Noções Básicas / Pontos de Crochê – Aprenda como fazer mais 4 pontos
Pontos de Crochê - Meio Ponto Alto

Pontos de Crochê – Aprenda como fazer mais 4 pontos

Você já sabe os 4 pontos de crochê básicos? Se não, clique aqui para aprender. Lá eu falo sobre o Ponto Corrente ou Correntinha, Ponto Baixo, Ponto Baixíssimo e Ponto Alto.

Já nesse post você vai aprender o ponto de crochê Meio Ponto Alto, Ponto Alto Duplo, Ponto Alto Triplo e Ponto Alto Quádruplo.

Esses pontos fazem o trabalho render, por isso são ótimos para fazer peças grandes.

Para ficar ainda mais fácil, coloquei a altura de cada ponto junto com a explicação deles. Essa informação significa a quantidade de pontos correntinha que serão necessários fazer. 

Veja na figura abaixo como vai crescendo a altura.

Ponto de crochê
Altura dos pontos de crochê

Vamos aprender mais ponto de crochê!

1 – Meio Ponto Alto é um ponto muito usado e poderá ser combinado com muitos outros pontos para confecção de diferentes trabalhos. Pode ser feita uma peça inteira com ele.

* A diferença do meio ponto alto para o ponto baixo é que se deve fazer uma laçada na agulha antes de iniciar o passo do meio ponto alto, enquanto o ponto baixo não se faz essa laçada na agulha.

* A diferença entre o Ponto Alto e o Meio Ponto alto é a altura do ponto. No Ponto Alto a agulha é inserida no 4º ponto correntinha, ficando com altura de 3 correntinhas. Já no Meio Ponto Alto, a agulha é inserida no 3º ponto correntinha, ficando com altura de 2 correntinhas.

A sigla para ler receitas do meio ponto alto é “mpa”. Já o símbolo para ler gráficos é

Símbolo Meio ponto alto

A altura do Meio Ponto Alto é de 2 correntinhas. A agulha será introduzida no 3º ponto corrente.

Faça a laçada puxando todos de uma vez só.

Ponto de Crochê - Meio Ponto Alto
Pontos de Crochê – Meio Ponto Alto

Clique abaixo para aprender o passo a passo em vídeo.

2 – Ponto Alto Duplo é feito igual ao ponto alto só que com 2 laçadas. Com isso ele fica com mais altura que o ponto alto.

A sigla para ler receitas do ponto alto duplo é “pad”. Já o símbolo para ler gráficos é

Ponto Alto Triplo

A altura do Ponto Alto Duplo é de 4 pontos corrente. A Agulha será introduzida no 5º ponto corrente.

Tire sempre duas laçadas da agulha de cada vez. Portanto, o Ponto Alto Duplo é tirado da agulha após 3 vezes.

Ponto de Crochê - Ponto Alto Duplo
Ponto de Crochê – Ponto Alto Duplo

Clique abaixo para assistir o passo a passo em vídeo.

3 – Ponto Alto Triplo é feito igual ao ponto alto só que com 3 laçadas. Com isso ele fica com mais altura que o ponto alto duplo.

A sigla para ler receitas do ponto alto triplo é “pat”. Já o símbolo para ler gráficos é

Ponto Alto Quadruplo

A altura do Ponto Alto Triplo é de 5 pontos corrente. Portanto a agulha será introduzida no 6º ponto corrente.

Tire sempre duas laçadas da agulha de cada vez. Portanto, o Ponto Alto Triplo é tirado da agulha após 4 vezes.

Ponto de crochê - Ponto Alto Triplo
Ponto de crochê – Ponto Alto Triplo

Clique abaixo para aprender o passo a passo em vídeo.

4 – Ponto Alto Quádruplo é feito igual ao ponto alto só que com 4 laçadas. Com isso ele fica com mais altura que o ponto alto triplo.

A sigla para ler receitas do ponto alto quádruplo é “paq”. Já o símbolo para ler gráficos é

Ponto Alto Quadruplo

A altura do Ponto Alto Quádruplo é de 6 pontos corrente. Portanto a agulha será introduzida no 7º ponto corrente.

Tire sempre duas laçadas da agulha de cada vez. Portanto, o Ponto Alto Quadruplo é tirado da agulha após 5 vezes.

Concluindo:

Você deve ter visto que a diferença entre os pontos altos duplo, triplo e quádruplo é a quantidade de laçadas e a quantidade de pontos correntinha que serão feitos para dar a altura.

Vamos começar a praticar?

Gostou? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre Soninha Lanini