Home / Noções Básicas / Pontos de Crochê – Aprenda como fazer os 4 pontos básicos!

Pontos de Crochê – Aprenda como fazer os 4 pontos básicos!

9 Flares 9 Flares ×

Os pontos de crochê são muitos, mas com esses 4 pontos básicos que vou lhe ensinar já dá para começar a se divertir.

Nesse post, você vai aprender como fazer o Ponto Corrente ou Correntinha, o Ponto Baixo, o Ponto Baixíssimo e o Ponto Alto.

Vamos começar a aprender os pontos de crochê!

1 – Ponto Corrente (Correntinha): é fundamental para iniciar o trabalho de crochê, qualquer que seja ele. Sem saber o Ponto Corrente é impossível fazer crochê! Ele é a base para iniciar qualquer trabalho.

É super fácil de fazer e uma delícia de praticar. Até meu filho que é meio estabanado consegue fazer. Rsrs

Se você pegar uma receita de crochê e encontrar a sigla “corr” é o ponto corrente (ou correntinha) que terá que fazer.

Já o símbolo em gráficos, é
Ponto de crochê - Símbolo Correntinha

Para fazê-lo, basta enrolar o fio em torno do gancho da agulha de crochê e puxar através do laço em seu gancho. Isso completa um ponto de corrente. Basta repetir isso até que você tenha a quantidade desejada de pontos de cadeia que necessita para o padrão.

Pontos de crochê
Pontos de Crochê – Ponto Corrente ou Correntinha

Logo abaixo mostro como contar a quantidade de pontos corrente (correntinha). Fica bem claro assim, né?!

Correntinha - Contar os pontos - frente

Correntinha - Avesso

Clique abaixo para ver o passo a passo em vídeo.

2 – Ponto Baixo: tem uma trama firme, servindo para fazer peças que peçam uma ponto mais fechado e firme.

Se encontrar “pb” em uma receita de crochê, é o ponto baixo que você deverá fazer.

Já o símbolo usado nos gráficos é

ou    Símbolo ponto baixo

Símbolo Correntinha 2

, sendo esse último o mais usado.

Ele pode ser feito pegando só o fio de trás em todas as carreiras, deixando um formato sanfonado, mas isso se a receita pedir, do contrário ele é feito pegando os 2 fios.

A altura do ponto baixo é de 1 ponto corrente.

Pontos de crochê
Pontos de Crochê – Ponto Baixo

Clique abaixo para assistir o vídeo onde eu mostro como fazer pegando os 2 fios. Em outro vídeo eu ensinarei a fazer pegando só 1 fio por trás.

3 – Ponto Baixíssimo: é utilizado para as emendas de carreiras, nas terminações e para caminharmos sobre o trabalho. Ele não é um ponto de crochê que será utilizado para trabalhar uma peça toda com ele. É um ponto que não ficará visível no trabalho final, servindo para te encaminhar para o próximo passo. É um ponto sem volume. Que não possui altura.

A sigla do ponto baixíssimo é “pbx”. Já o símbolo para ler gráficos é

Símbolo ponto baixíssimo

Pontos de crochê
Pontos de Crochê – Ponto Baixíssimo

Clique abaixo para aprender o passo a passo de como fazê-lo em vídeo.

4 – Ponto Alto: Tem uma trama média, sendo mais aberto que o ponto baixo. É muito útil em qualquer confecção de peças de crochê. Ele é ótimo para criar relevo. Além disso, a partir dele é possível criar o ponto alto duplo e o ponto alto triplo.

A sigla do ponto alto é “pa”. Já o símbolo para ler gráficos é
Símbolo ponto alto

A altura do ponto alto é de 3 pontos corrente.

Ponto Alto

Pontos de crochê
Pontos de crochê – Ponto Alto

Clique abaixo para aprender o passo a passo de como fazê-lo em vídeo.

Então, esclareceu suas dúvidas?

Agora é só começar a praticar!

57 comments

  1. Olá! Então você veio ao lugar certo!
    Continue acompanhando meus vídeos e posts e em breve terei muitas novidades!

  2. Obrigada Cida!
    Seja sempre muito bem vinda aqui no meu site!

  3. Já sei fazer alguns crochês, mais como você explica bem….ameiiiii

  4. Olá Nayara!
    Dê uma olhada no meu canal, lá tem vários vídeos, inclusive de passo a passo de sapatinhos.
    https://www.youtube.com/channel/UCBSUgiqGih1siYsO1jt4L3Q
    Qualquer dúvida, me fala.
    Bjs,

  5. Muito obrigada, Armandina!
    É muito bom receber mensagens de incentivo.
    Abs,

  6. Olá Muryel!
    Desculpe-me a demora em responder.
    Crochê é uma terapia, você vai adorar, viu?!
    Sugiro que você acesse meu canal do Youtube, lá tem vários vídeos nos quais ensino os pontos de crochê.
    Quando comecei, fazia os pontos várias vezes e depois desmanchava até aprender direitinho.
    Só depois comecei a fazer peças.
    Dê uma olhada lá e veja se te ajuda: https://www.youtube.com/channel/UCBSUgiqGih1siYsO1jt4L3Q
    Abs,

  7. Eu queria aprende fazer corche

  8. Olá Barbara!
    Isso mesmo.
    Bjs,

  9. Maravilha Denise!!!

  10. Parabéns Roberta! :-)

  11. Obrigada!:-)

  12. Adorei a postagem,sou iniciante e pretendo por enquando me dedicar apenas em sapatinhos de bebê, se poder me da maia algumas dicas agradeço! Parabéns pela postagem ☺

  13. Sóu iniciante nunca fiz croche, vou tentar fazer

  14. Oi Catia!
    Fico feliz que tenha gostado da aula, com certeza vc irá conseguir!
    Pra vc que quer fazer bolsinhas pra celular eu recomendo dar uma olhada nesse post:
    http://crochefacil.com.br/capa-de-celular-de-croche-corujinha/

  15. Obrigada!!!!

  16. eu adorei vc fazer com teaquilo

  17. Bom dia.
    Gostei muito da sua aula.
    Será que vou conseguir???
    Gostaria de fazer bolsinhas para celular.
    Pode me ajudar?
    Obrigada. Bjo.

  18. Olá. Gostei muito do seu jeito de ensinar. (Como todas, pelo jeito rs). Obrigada por partilhar. Que Deus lhe abençoe.

  19. Muryel Assunção

    Olha Sra. Soninha
    Eu gostaria de fazer um cachecol.
    Na verdade, eu gostaria.de aprender!! Eu tenho vários Modelos, Tanto pra mim como para minha filha, mas não sei como começar nada.
    Me desculpe… sou totalmente leiga mas tenho muita vontade de aprender… Se a senhora puder me ajudar vou ficar plenamente feliz e grata por dividir comigo o seu conhecimento.
    Desde já te agradeço!
    Boa tarde,

  20. Sua explicação foi clara, fácil, direta. Muito, muito bom! Obrigada!! Sou canhota, sempre quis aprender crochê. Acho q vou conseguir!!!!

  21. PARABENS CONSEGUI TENHO 8 ANOS IDADE

  22. Muito bacana seus vídeos..bem expicado!

  23. Andreia Wesendonk

    Quero aprender a fazer um croped

  24. Muito obrigada! :-)

  25. Olá Roseane!
    É um pouco complicado de te ajudar sem saber qual é a peça. Me envia por e-mail uma imagem do que deseja que tento ajudar. Meu e-mail é soninhacroche@gmail.com

  26. Olá Roseane! Cadastre seu e-mail no site para receber as novidades. Se quiser também tem o canal do Youtube com vários vídeos de pontos e peças. https://www.youtube.com/channel/UCBSUgiqGih1siYsO1jt4L3Q

  27. Eu adorei a sua explicacao e quero saber mais.

  28. Eu quero fazer uma roupa de praia e um vestido mais não devasa mais eu não sei da onde começa.

  29. Muito obrigada,você tem um jeito muito especial de ensinar. Parabéns!!!

  30. Cremilda de jesus da silva

    Sou iniciante e gostei da sua aula vou treinar

  31. Olá Rosilene!
    Que ótimo, é muito bom crochetar!
    Sugiro que antes de comprar qualquer coisa, escolha uma peça que te agrade para começar.
    Acesse meu canal do Youtube que tem vários pontos e peças bem explicadas. https://www.youtube.com/channel/UCBSUgiqGih1siYsO1jt4L3Q
    Abs,
    Soninha

  32. rosilene dos santos

    sou uma iniciante, mais estou precisando fazer gosto muiiito amo fazer, mais nunca consegui fazer sozinha.
    vou precisa da sua ajuda obrigada
    gostaria de começar fazer alguma coisa bàsico.
    um caminho de mesa, ou tapete com barbante, ou alguma coisas parecidas????
    ha e tambem não sei comprar, o que você indica como compra pra começa o basico???

  33. Obrigada, Cleudza!
    Tenho alguns vídeos com passo a passo das variações do ponto alto.
    Acredito que seja o primeiro, mas inseri aqui para você ver qual é, pois não tenho nenhum que coincide o nome.
    Ponto Alto em Relevo pego pela frente e pego por trás: https://youtu.be/geWE-XOgCvY
    Ponto Alto Deitado https://youtu.be/KuvqRisKgwU
    Ponto Alto Cruzado em diagonal https://youtu.be/hxfmwMTGhNM
    Ponto Alto Cruzado https://youtu.be/X2fi0D2k9A4
    Ponto alto alongado https://youtu.be/-6Zyz_GUnC0
    Espero que dê certo.
    Abs,
    Soninha

  34. Amei seu jeito de ensinar, parabéns. Como faço o ponto alto reverso? podes me ajudar? Obrigada

  35. Amei seu jeito de ensinar, Já sei fazer os pontos básicos , gostaria de aprender a fazer alguns diferentes e fáceis rs . Estou fazendo (tentando) um jogo de banheiro com uma corujinha linda, como é meu primeiro trabalho com gráficos em revista estou perdida no ponto alto reverso, será que você pode me ajudar?
    Aprendi a fazer crochê com uma vizinha, há muitos anos, mas ela me ensinou a fazer os pontos sem receitas
    olhando outros trabalhos. Se puderes ajudar ficarei muito feliz. Bjs

  36. Obrigada!
    Faça sim. Se tiver dúvida, é só postar aqui.
    Bjs,
    Soninha

  37. Olá William!
    Qual sapatinho você está fazendo? É algum dos que ensino?
    Se sua dúvida for somente como fazer o meio ponto alto, clique aqui para assistir o vídeo que ensino: https://youtu.be/ZlMMelztzs8
    Ah, se você for canhota, o link é esse: https://youtu.be/57bBgafMGSc
    Espero que consiga.
    Bjs,
    Soninha

  38. por favor estou fazendo um sapatinho e nao consegui entender a parte do meio porto alto e passa para o próximo no video nao foca bem e eu nao consegui entender bem , pode postar um video explicando certinho,por favor. Obrigado!

  39. Amei muito bem explicado logo vo fazer

  40. Obrigada!

  41. Muito bom amei

  42. Obrigada! Comece já :-)

  43. Adorei é o meu sonho aprender parabéns…

  44. Muito bom, maravilhoso.obrigada.

  45. Muito Obrigada Mikaelle!!! :-)

  46. Adorei as dicas, é td muito bem explicado e eu não vejo a hora de começar a praticar. Parabéns pelo seu trabalho

  47. Olá Daniela!
    Tenho vídeos com passo a passo bem detalhado.
    Esse aqui tem os 4 pontos básicos: https://youtu.be/zhr3YWyDFjk
    No meu canal do Youtube tem mais. Se você gostar, dá uma olhada lá: https://www.youtube.com/c/crochefacildasoninha?sub_confirmation=1
    Espero que consiga.
    Abs,
    Soninha Lanini

  48. Ola tenho vontade aprendelos nao consigo

  49. Olá Jaqueline! Qual linha você comprou? No site do fabricante normalmente conseguimos essa informação.

  50. Oi gostei do vídeos para das noções básicas eu comprei uma linha para começar mais nao veio qual espessura de agulha posso usar

  51. Aqui você vai aprender!

  52. Ana, você está no lugar certo então, continue me acompanhando que estou sempre trazendo novidades!
    Um abraço e obrigada pela visita.

  53. Gostaria de aprende crochê

  54. Quero fazer croche

  55. Olá Maria! Obrigada pela sua visita! Se eu entendi bem sua pergunta, vc tá falando do final do trabalho, na hora de cortar a linha né? Tem que puxar a linha para o avesso do trabalho e arrematar de 2 a 3 vezes em pontos diferentes para não ficar um arremate bruto. Um abraço!
    Soninha Lanini

  56. I para terminar o croche Como faz pra linha não desmanchar de volta meu nome é Maria

  57. Ótimo