Home / Noções Básicas / Linha de crochê – qual a ideal para cada trabalho?

Linha de crochê – qual a ideal para cada trabalho?

6 Flares 6 Flares ×

Ôh dúvida cruel!

Qual linha de crochê comprar para o meu trabalho?

Para não errar, pense sempre nas perguntas abaixo.

  1. Que tipo de peça eu produzirei? Cachecol, colar, sapatinho, roupa …
  2. Qual o estilo da peça? Casual, dia-a-dia, festa …
  3. Quais pontos de crochê eu utilizarei? São pontos mais simples ou mais complicados?
  4. Se for modelo de alguém, qual o material e o peso da linha de crochê indicados por ele?

Bem, vamos lá.

Linha de crochê é um têxtil geralmente feito de lã, algodão ou acrílico. Ela é feita de fios (ou camadas) torcidos juntos para formar uma corda grossa de material. Essa informação é dada nos rótulos com o nome de “Textura” ou simplesmente “tex”. Quanto maior a numeração, maior será a quantidade de dobras (torções) terá a linha. Isso irá interferir no quanto o ponto ficará nítido.

A linha escolhida pode acentuar ou camuflar o efeito que você está tentando criar. Por isso, combine sempre a linha de crochê com o ponto de crochê que será utilizado.

Como regra geral, quanto mais extravagante for a linha, mais simples deve ser o modelo da peça e do ponto de crochê utilizados . Quando mais sóbria e lisa for a linha de crochê, mais textura e detalhes do modelo irão aparecer.

Aqui estão algumas orientações:

Linha de crochê com espessura suave em uma cor sólida: Use esses fios para pontos de crochê mais complexos. Eles demonstram seu esforço na confecção do trabalho.

Em geral, fios dobrados ou torcidos são sofisticados e clássicos (com o número da textura maior). Fios com camadas únicas são rústicos e descontraídos (com o número da textura menor).

A vantagem de mostrar os detalhes do trabalho tem a desvantagem de mostrar erros, por isso, verifique seu trabalho periodicamente para não encontrar um erro somente no final, quando a peça já estiver pronta. Tudo tem seu lado bom e outro nem tão bom assim, rsrs.

Abaixo seguem 2 exemplos de linha de crochê assim.

Linha de crochê com espessura suave e cor sóbria
Linha de crochê com espessura suave e cor sóbria
Linha de crochê com espessura suave e cor sóbria.
Linha de crochê com espessura suave e cor sóbria.

Linha de crochê mesclada e de novidade: Não utilize em trabalhos complicados, pois os pontos de crochê não vão aparecer, principalmente nos fios de novidade, e todo o seu esforço para fazê-lo será para nada. Pontos de crochê simples são os melhores com esses fios. Afinal, a bela textura destes fios é o que você quer mostrar.

Quando trabalhar com essas linhas de crochê, lembre-se de contar seus pontos muitas vezes porque é fácil perder um ponto ou fazer dois pontos em um.

Trabalhe mais lentamente para não quebrar os fios.

Observe o material do fio para ver se o toque que ele proporcionará é adequado para a peça que será produzida, principalmente quando se tratar de peças de vestuário e cachecóis.

Outro ponto importante é que essa linha de crochê, normalmente, é para produzir peças mais chiques e elegantes.

Veja alguns exemplos de fios assim.

Fio Novidade 3

Fio Torcido Novidade Fio Novidade 2 Fio Novidade Fio Novidade 4

Barbantes: Cada vez mais em alta, são fios mais grossos e normalmente fazem o trabalho render por isso. Ao mesmo tempo, o resultado são peças mais brutas. Normalmente utilizado para tapetes, blusas que não sejam delicadas, bolsas (dependendo do estilo) e muitas outras coisas, mas nunca para um sapatinho de bebê, por exemplo, pois ficará muito bruto.

Linha de crochê - fio Barbante
Linha de crochê – fio Barbante
Linha de crochê - fio Barbante
Linha de crochê – Fio Barbante

Às vezes achamos uma peça linda, mas não encontramos a mesma linha indicada, ou simplesmente queremos mudá-la. Posso fazer essa substituição? A resposta é: depende!

Em caso de substituição de linha de crochê, considere:

Metragem: Certifique-se de prestar atenção à metragem real listada no rótulo, e não apenas no número de gramas. Uma mesma linha de crochê pode ser vendida em maior ou menor quantidade. Por isso, veja sempre quantos metros o novelo possui para comprar a quantidade necessária. Algumas poucas linhas não oferecem essa informação, mas a maioria fornece.

Além disso, caso você não compre a quantidade necessária de um mesmo lote, pode ocorrer de lotes diferentes da linha terem pequena variação na tonalidade e isso pode comprometer seu trabalho se os pontos forem mais próximos e a cor da linha for sóbria. As linhas mescladas disfarçam essa diferença, caso ocorra.

Peso: Os pesos (espessuras) devem ser a mesma. Se o padrão do modelo que você escolheu espera que você obtenha 4 pontos e 6 linhas por centímetro e você substituir um fio que lhe dá uma bitola diferente, o seu trabalho terá um resultado diferente do modelo padrão.

Por isso, sempre observe se o peso é correspondente. Mas se a ideia é aumentar ou diminuir, use uma linha de crochê com espessura maior para um resultado maior e uma linha de crochê com espessura menor para um resultado menor.

Fibra: Fios de fibras diferentes, mesmo que tenham a mesma bitola, terão características diferentes.

Tenha certeza que você conhece as características do fio e está confortável com a forma como essas diferenças afetam a peça acabada. Só porque dois fios tem o mesmo calibre não significa que eles podem substituir um ao outro com êxito em um determinado padrão. Se os fios têm características diferentes – textura, maleabilidade, fibras e cores – você não conseguirá o mesmo resultado do modelo padrão.

Textura: De um modo geral, quanto mais dobras o fio tem e quanto mais firme o fio é dobrado, mais definição do ponto você vai ter na amostra final, o que significa que um trabalho de textura e de pontos vai aparecer maravilhosamente (dê uma olhadinha nos fios 4 e 6 abaixo). Por outro lado, os fios com menos camadas e que são mais frouxamente dobrados dão uma aparência mais rústica e misturam-se para um efeito suave e aconchegante (ver fios 2 e 3 abaixo). Por isso, observe o número da textura informada no rótulo.

Diferentes texturas de linha de crochê.
Diferentes texturas da linha de crochê.

Dica: Se você desejar aumentar ou diminuir uma peça, é possível fazer alterando a receita (para isso, precisa ter mais conhecimento da técnica de crochetar) ou modificando o fio para uma espessura maior ou menor do que a indicada.

CONCLUINDO

Entenda o que você quer realmente antes de começar. Assim ficará mais fácil acertar.

Compare os rótulos da linha de crochê quando fizer substituição. Dificilmente você vai errar fazendo isso.

Para assistir o vídeo que eu falo sobre linhas e agulhas de crochê, clique abaixo!

Então, vamos colocar a mão na massa e fazer mais coisas lindas?

Ah, antes, deixe seu comentário abaixo para eu saber o que você achou.

86 comments

  1. Olá!
    Cada trabalho indica o tipo de linha que será usado. Existem lojas que vendem essas linhas tanto fisicamente quanto na internet.
    Sugiro que vá primeiro a uma loja física em sua cidade para vê-las de perto.
    abs,

  2. Olá Janeth!
    Enviei e-mail para você.
    A linha ideal é a Anne ou Camila fashion.
    Se quiser outra linha, tem de ter a espessura de uma dessas duas.
    Mais grossa fica grosseiro o trabalho.
    Bjs,

  3. Mil desculpas pela demora em responder.
    Já que vai trabalhar com pérolas, sugiro que o brilho fique só com elas. Eu trabalharia com uma linha Mercer Crochet 40, fica um trabalho delicado e bonito. Você pode usar pérolas e alguns toques com strass, vai ficar lindo. Sugiro que trabalhe com molde, você pode fazer muitas coisas, por exemplo flores de modelos diferentes (uns 2 ou 3 modelos). O ideal é conseguir um esquema para seguir ou colocar um desenho no papel com o que você idealizou, assim estará criando uma obra sua.

  4. Meu nome e nichi sou iniciante queria saber tipo de linha para cada trabalho e onde posso encontras

  5. Oi Lucilia!
    Seja muito bem vinda aqui no meu cantinho!

  6. Gostaria muito de ajuda para saber qual a linha ideal para usar para fazer biquíni !..

  7. Bom dia, adorei o site Soninha! Sou iniciante e amo crochê. Pretendo fazer peças infantis para meninas como saias, vestidos e chapéus. Tenho dificuldade em ler os gráficos, me oriento pelos vídeos. Grande abraço

  8. Olá Emily!
    As linhas que mais uso são a Anne, Camila e Cléa.
    Sendo a Anne a que mais uso.
    Bjs,

  9. Olá Tatiane!
    Manda o modelo para meu e-mail soninhacroche@gmail.com
    Assim vou conseguir te ajudar melhor.
    Bjs,

  10. Olá Maria Graça!
    Desculpe-me a demora em responder.
    Normalmente não é linha de espessura grossa, a Clea e Camila são ótimas.
    Abs,

  11. Olá Christianne!
    Desculpe-me a demora em responder.
    Depende da linha, pois tem fio flocado mais fino e mais grosso e isso impacta na escolha da agulha.
    Você deu uma olhada no rótulo da linha? Normalmente eles informam.
    Bjs,

  12. Que ótimo, Cleuza!
    Acessa o canal do Youtube para ver mais: https://www.youtube.com/channel/UCBSUgiqGih1siYsO1jt4L3Q
    Abs,

  13. Olá Ivanuely!
    Desculpe-me a demora em responder.
    Eu acho melhor a Anne, pois fica um trabalho delicado, mas com o trabalho rendendo.
    Abs,

  14. Olá!
    Assista os vídeos várias vezes e treine. Vai fazendo e desmanchando até aprender.
    Bjs.

  15. Olá Ricardo!
    Desculpe-me a demora em responder.
    Normalmente não é linha de espessura grossa, a Clea e Camila são ótimas.
    Para cobrir confesso que nunca fiz. Normalmente lã é ideal, mas não muito grossa pra não ficar pesada.
    Abs,

  16. Desculpe-me a demora Keilla!Gosto muito da Anne.

  17. Desculpe-me a demora Eliane. Depende do modelo e para qual idade. Tem como você me enviar por e-mail o modelo? soninhacroche@gmail.com

  18. Oiii! Adorei o site. Sou iniciante em crochê, ainda vou compras as agulhas, linhas, etc.. mas queria saber se existe alguma linha que é “ideal” pra todo tipo de trabalho, uma linha “padrão” ou não? Obrigada, sucesso!!! ;*

  19. Boa tarde. Olá, fiz um vestido por receita. De acordo com a linha e agulha mencionada o vestido ficou muito pequeno, quero fazer um pra mim e não sei que linha usar, apenas sei a cor que quero que é a branca. O vestido e bem simples e com comprimento no joelho;.

  20. Oi bom dia. Adorei o seu blog muito legal as suas postagens to sempre dando passada por aqui para ver os seus trabalhos e fazer alguns para mim.
    Agora to tentando fazer uma colcha de solteiro para o meu filho mas nao sei qual linha usar, se uso o barbante ou linha anne? Poderia me ajudar por favor. Obrigada

  21. Maria Graça de Melo

    Bom dia Soninha, tenho sonho em fazer colchas de linha, mas não sei qual o fio e marca adequado para realizar esse tipo de trabalho,gostaria que vc se possível me ajudasse,muito obrigada,abraços!!

  22. Bom dia
    Comprei um fio flocado e estou querendo fazer cachecol. Qual agulha devo usar? Ainda estou aprendendo. Bjius

  23. Eu amo croché ,mais não sei só sei fazer corentinhas e essas dicas tá sendo muito útil muito obrigada

  24. Olá! Sempre estou por aki de olho nas suas dicas e novidades. Minha filha vai se casar quer que eu faça o corpinho do vestido de crochê. Pensei em fazer algo trabalhado com pérolas. Poderia me ajudar com algumas idéias e qual melhor linha a utilzar para que fique um trabalho “fino”? Grata.

  25. Bom dia Soninha lanini,amwi o seu jeito de ensinar os pontos de croche,mas nao consigo sair da corente,me ajude por favor quero aprender fazer tapetes amo muito mas nao consigo acompanhar,e sair disso…

  26. Olá! Boa tarde
    Para uma colcha de cama, usa-se convencionalmente que tipo de fio?
    Se for uma colcha para se cobrir e se for uma colcha apenas para decorar a cama…
    Agradeço sua ajuda.
    Bom domingo.
    Ricardo

  27. Quer fazer uma manta com linha mas não quero uma linha muito fina ,qual agulha posso usar?

  28. Oi me ajude comecei fazer crocher agora e quero fazer uma saia gode qual linha da circulo e numeração devo usar obg

  29. Olá Luciene!
    Olha, eu precisarei ver melhor para saber. Mas uma sugestão é você fazer com a linha dupla. Testa para ver se vai dar certo e me fala.
    Bjs.
    Soninha

  30. boa tarde Soninha

    Quanto aos tamanhos da pala do vestidinho de croche entendi, o problema esta no fio da linha que estou trabalhando por exemplo, o fio que estou trabalhando é o da pinguim brisa, ele é bem fino então de 1 a 3 meses na receita pede 96 correntinhas, mas acho que esta ficando muito pequeno por conta da finura da linha o que vc acha?
    obrigada

    luciene (luciene.freitas.uni@hotmail.com)

  31. Oi Kassia!
    Eu faria com linha 100% algodão como a Anne.
    Se quiser mais delicado, use a Camila ou a Cléa.
    Tenho uma netinha de 1 ano e 9 meses e usei para ela a Anne na saia e Camila na blusa.
    Um abraço.
    Soninha

  32. Olá Leyla!
    Para a Liza grossa a Círculo indica a agulha 2 mm, por isso minhas sugestões são: blusas, toalhas de mesa, sousplat (neste caso usaria agulha 1.5 mm para ficar bem armado),você pode também fazer túnicas, saídas de praia e bolsas.
    As bolsas podem ser modelos para passeio, carteiras mais sofisticadas e bolsas também. E bolsas para praia até formando um conjunto com a saída de praia.
    Para bolsas também eu recomendo agulha um pouco mais fina que a indicada, no caso 1.5 mm.
    Até bijuterias de crochê vc pode fazer com ela, como colares. Um exemplo: crie um colar de tiras de correntinhas com pedras. Faça umas 3 tiras. Fica lindo. Pode também fazer uma só tira maior e dar voltas.
    Espero ter te ajudado. Um abraço.
    Soninha

  33. Olá Raquel!
    Tem a Encanto que é um luxo, tem brilho.
    Pode usar a Camila mil com dois fios. A Camila fashion e Anne são pouco mais finas que a Charme, mas o trabalho fica bonito.
    O efeito da Charme é excelente, mas nem sempre encontramos. Na minha cidade mesmo tenho dificuldade em achar.
    Não sei que tipo de trabalho você quer fazer, mas na loja da sua cidade você olha a que mais te agrada e se achar que são finas as que te indiquei, sugiro que trabalhe com 2 fios, é sempre uma alternativa.
    Um abraço

  34. Olá Mara!
    Pode ser que a agulha esteja pequena para o fio. Dê uma olhada na recomendação do rótulo fio para ver se está usando a agulha certa para o fio.
    Bjs.

  35. Mara Rubia Jacobo

    Ola Sonia! Sou crocheteira iniciante. Comprei linha de algodão(barbante) para fazer um tapete.O problema é que o fio se abre muito,e não consigo puxar ele na agulha, principalmente no ponto alto.Devo fazer um ponto mais simples? Deve ser falta de prática também.rsrs

    Obrigada

  36. Oi Sonia!!! O que vc me recomendaria fazer com a linha Liza grossa da circuito. Comprei e estou sem idéia. Vc pode me ajudar. Agradeço.

  37. Amada, amei as dicas…
    Estou tentando fazer um vestido para minha filha, estilo vestido de princesa, para ela se apresentar na iigreja gostaria que vc me indicasse uma linha macia para crianças pequenas…ela tem 1 aninho e a parte de baixo do vestido vai ser com tule e crochê por cima imitando renda… Obrigada desde já..

  38. Boa tarde Sôninha em minha cidade não tem o fio Charme, vc sabe qual a linha que é melhor para substituição, ou seja que deixará o trabalho com o acabsmento mais próximo possível ?

  39. Olá Maryane!
    A linha ideal é a Anne ou Camila fashion.
    Se quiser outra linha, tem de ter a espessura de uma dessas duas.
    Mais grossa fica grosseiro o trabalho.
    Abs,
    Soninha

  40. Olá Mariane!
    Existe uma infinidade de linhas para fazer blusa.
    Charme, Caribe, Clara, Chic, Cléa, Anne, Camila 1000, Camila fashion, Encanto, Glamour.
    Gosto muito também da Camila mais, ela tem espessura um pouco mais grossa, rende o trabalho e fica macio e bonito.
    Já fiz muitas com a Camila fashion, adoro trabalhar com ela.
    Um abraço.
    Soninha

  41. Boa noite!
    Qual o tamanhoespessura ideal da linha para eu fazer um biquíni de croché?
    Obrigada. Beijos

  42. Olá eu ñ estou conseguindo encontrar uma linha para fazer uma blusa , tudo que eu sei sobre a linha é que ela é leve e macia, parecida com uma lã, e na sua ponta da para ver que são várias linhas da finura de uma linha de costura todas torcidas, fui nos armarinhos da minha cidade e ñ consegui encontra uma linha com essas características, gostaria que vc pudesse me ajuda dizendo o tipo da linha e uma marca, obrigada !

  43. Olá Regina!
    A linha com prolipropileno é uma linha sintética que deixa o trabalho mais armado e ele deve ter usado ela exatamente por isso.
    Você pode usar outras linhas de sua preferência que não sejam sintéticas, mas para ter o efeito mais firme, necessário para o boné, sugiro que use um número a menos na agulha. Exemplo: se no rótulo da linha mandar usar a agulha 1,75 mm use 1,5 mm pois deixará seu trabalho mais firme .
    Só não pode ficar literalmente molengo rsrs o trabalho.
    Eu particularmente acho muito armado usar linha de prolipropileno e a maioria delas tem brilho.
    Espero ter te ajudado.
    Obrigada.

  44. Regina Aguiar Arantes

    Oi, boa tarde Sonia.
    Gostei das suas dicas, mas estou com uma dúvida,em uma receita, por isso acabei te encontrando, rsrs.
    Estou tentando fazer um boné de croche, com receita vista nanet, do Felipe. Ele usa linha de prolipropileno, outras receitas que vi , tb.
    Posso fazer com outra linha, ou pra boné, só serve essa mesmo?

  45. Olá Alexandra!
    A linha Anne é mais grossa que a Charme, tanto que a agulha indicada para a Anne é a 3 mm ou 3,5 mm, sendo que para a Charme é 2,5 ou 3,00.
    A Charme é mais “torcidinha” que a Anne. Isso significa que os pontos do trabalho ficam mais evidentes na Charme que na Anne.
    Que dá diferença dá, mas não é tanto assim.
    Ela vai ficar menos delicada se feita com a Anne e provavelmente com as medidas um pouco maiores do que a indicada na receita.
    Bjs.
    Soninha

  46. Quero fazer uma blusa, receita da pagina http://aprendendocroche.com/receitas-de-croche/video-aula.asp?resid=1356&tree=16, a linha indicada é a Charme, tem muita diferença se eu utilizar a linha Anne ?

  47. Olá Edna!
    Que ótimo. Desculpe-me a demora em te responder.
    Qual o modelo de cachecol você deseja fazer? Manda pra mim por e-mail que eu consigo te orientar melhor, pois depende muito do modelo.
    Meu e-mail é o soninhacroche@gmail.com
    Bjs,
    Soninha

  48. Olá Renata!
    Que ótimo. É sempre bom e importante saber disso para melhorar quando necessário ou continuar quando está bom. :-)
    Bjs,
    Soninha

  49. Amei o texto! Foi muito útil para mim! Muito obrigada!

  50. Olá Soninha, gostei muito de suas dicas. Gostaria de saber qual linha usar para fazer cachecol?

  51. Olá Rudinea!
    Para sandálias de adultos temos de trabalhar com linhas mais grossas, eu gosto da Glamour. Fica um trabalo bonito e diferente.
    Também tem a Encanto, mas a minha preferida é a Glamour porque mesmo se fizer modelo simples a própria linha dá o charme.
    Espero ter te ajudado.
    Um abraço

  52. Boa noite querida,

    Por gentileza, que linha me aconselha para fazer sandálias para adultos?

    Obrigada

  53. Olá Natalia!
    A Círculo (Fabricante) indica 1,25 mm, mas dependendo do trabalho é bom usar uma número abaixo para os pontos ficarem bem justos.
    Bjs.

  54. qual agulha usar na linha clea

  55. Olá Magali! Obrigada.
    Confesso que achei curioso isso e não sei motivo, mas vou pesquisar para saber.
    Bjs.

  56. Seu blog e fantástico. Sou fã de crochê e faço sempre que posso. Mas estou curiosa com um detalhe: a globo news mostrou uma reportagem sobre a associação das crocheteiras de Jericoacoara -CE e elas acoplam um peso na parte inicial da agulha (um pedaço de garrafa pet, um potinho de iogurte, um bolinha, etc). Você sabe porque elas fazem isso? Um grande abraço.

  57. Obrigada, Aline! :-)

  58. muito boa sua dicas, obrigado e vou comaprtilhar!!!

  59. Olá Adriana!
    Vai depender do tipo de flor que você fará, pois o ponto interfere demais na quantidade de linha a ser utilizada.
    Abs,

  60. Olá! Gostaria de saber quantas flores de 7cm eu faço com um novelo de linha de crochê de 1000?

  61. Olá Mel!
    Depende do modelo. Precisa verificar o que é indicado na receita.
    Abs,

  62. Quero fazer uma saia. Qual numeração de linha uso?

  63. Olá Queren!
    Que coisa boa! Esse é o motivo do blog. :-)

  64. Escrevi errado… concertando:
    ” eu ñ tinha ideia de qual linha usar para cada tipo de trabalho”…

  65. Adoreii todas as suas dicas… mtoo obrigada mesmo, eu aprendi fazer crochê com uma fazendeira q morava próximo a fazenda do meu avô…. mas eu ñ tinha ideia d qual linha usar para cada tipo da tecido… e eu fazia de qq jeito, qdo eu tava com pressa eu usava as linhas mais grossas… e isso era pra qq produto… agr depois das suas dicas vou trabalhar perfeitamente…. mto obrigada, bjs

  66. Olá Alexandra!
    O ideal é a linha Verano da Círculo, pois é macia para trabalhar, tem elastano e não molha na água. Porém ela é um pouco mais cara que a linha comum. Você pode fazer também com Camila Fashion, Anne ou outra na espessura delas.
    Abs,
    Soninha

  67. Olá! Tudo bem?! Gostaria de saber qual o melhor fio para fazer biquínis. Obrigada

  68. Olá Tixa! Depende muito do tamanho do vestido e trabalho que será feito. A cor que você escolheu é difícil de encontrar ou dá diferença de um lote para outro? Se não, compre menos e se faltar você compra mais.

  69. Bom dia!
    Resolvi fazer um vestido de crochet irlandês, e comprei a linha Libra Esterlina 20… você sabe me dizer se 6 novelos dariam? Ou preciso comprar mais? Muito obrigada!

  70. Adorei a explicação! tenho paixão por crochê, os trabalhos ficam lindos!

  71. Gostei muito da explicação.Estou iniciando no crochê e pesso sempre que puder me mandar uns vídeos de trabalhos passo a passo
    Beijos

  72. Não sei se entendi direito sua pergunta. A numeração das linhas se refere à cor. A linha Esterlina é uma linha fina e com textura bem firme, pois ela é bastante torcida e, por isso, seu trabalho ficará com os pontos bem definidos.

  73. Olá poderia me explicar sobre a numeração das linhas? Queria uma blusa de crochê com a Linha Esterlina… O que vc recomenda quanto maior o número mais grossas são? Obrigada e abraços!

  74. Muito obrigada! :-)

  75. Olá

    Gostei muito das explicações

    Abs

    Virgínia

  76. Iranice Gonçalves de oliveira

    Gostei muito desta dica vou continuar lendo todos comentários para eu aprender mais

  77. Quanto mais fina melhor, Camila, Clea ou Mercê Crochet acho que te atenderia bem. Um abraço e obrigada pela visita.
    Soninha Lanini

  78. Gostaria de saber qual a melhor linha para fazer mine florzinhas para apliques… ?

  79. Olá Maria Lucineide. Cadastrei seu e-mail para você receber as novidades. Abraços.

  80. Olá Cláudia! Isso mesmo. Como a Cléa é mais fina que a Anne, seu trabalho ficará menor.

  81. Obrigada, Camila! Continue acompanhando nosso blog. Sempre estarei trazendo novidades. :-)

  82. Olá, adorei as dicas!!!! Então se eu substituir a linha Anne pela linha Cléa, a receita é a mesma (número de pontos) e o trabalho ficará menor?
    Grata

  83. Adorei!! Estou iniciando na arte do croche e adorei seus posts!!!
    Estam me ajudando muito!!
    Obrigada por compartilhar seu conhecimento!
    um grande beijo!

  84. maria Lucineide pereira de souza

    Parabéns amei mim ad no meu E-mail

  85. Obrigada Bernadete! A partir do dia 26/05/15 estarei postando muito mais aqui e no Canal do Youtube.

  86. adorei muito sua explicação, obrigada por compartilhar, peças que nos ajudarão.