Home / Flores / Flor de Crochê Catavento

Flor de Crochê Catavento

0 Flares 0 Flares ×

Porque Flor de Crochê Catavento???

Dá só uma olhada para você ver. É ou não é igual a um catavento?

Catavento

DSCN7691

Eu particularmente acho maravilhosa essa flor de crochê. A linha que eu usei é mais firme, ela ficou armadinha.

O segredo dessa flor de crochê, para dar esse efeito de catavento é que uma pétala é menor e a outra maior. A foto abaixo mostra essa diferença em detalhes.

DSCN7697

Até o avesso dessa Flor de Crochê Catavento é bonito. Essa estrutura de base é fundamental para dar o efeito catavento.

DSCN7696

DSCN7695

Ela feita em vermelho com um linha que não tem brilho. Também fica linda.

Sempre falo do miolo, e nessa flor não é diferente. Você pode abusar da criatividade utilizando pedras para valorizar o trabalho.

Dependendo do resultado desejado, você pode, inclusive, utilizar as pétalas maiores de uma cor e a menor de outra cor. Bem, depende do que efeito que se quer. Pode ser um tom mais claro e um tom mais escuro de uma mesma cor também.

DSCN7689Dependendo da aplicação, colocar folha na flor faz toda a diferença. Tirei algumas fotos com folhas para vocês verem.

DSCN7692

A Flor de Crochê Catavento com essa folha fica maravilhosa!
DSCN7693

DSCN7694

Com ela dá para fazer várias aplicações. Só dá dó de fazer em tapete! rsrs

Aproveitem e me contem se fizeram.

Um abraço e até o próximo vídeo/post.

Flor de Crochê Catavento – parte 1

Flor de Crochê Catavento – parte 2

Flor de Crochê Catavento – parte 1 (Canhotas)

Flor de Crochê Catavento – parte 2 (Canhotas)

Receita Flor de Crochê Catavento

Material: Linha Camila Fashion cor 46, agulha 1,5 mm
Abreviaturas: carr = carreira; corr = corrente; pb = ponto baixo; pbx = ponto baixíssimo; pa = ponto alto; pad = ponto alto duplo; pat = ponto alto triplo; paq = ponto alto quádruplo; paqt = ponto alto quíntuplo; mpa = meio ponto alto; seg = seguinte; pt = ponto.
1ª carr: 12 corr com nó bambo, feche com 1 pbx no nó e ajuste bem. Arremate esta linha e corte.
2ª carr: 1 corr, 24 pb, feche com 1 pbx.
3ª carr: 10 corr, 1 paq no segundo ponto de base, *6 corr, pula 1 pt, 1 pad, 6 corr, pule 1 pt, 1 paq, *1 pbx na 4ª corr das 10 iniciais (12 alças)
Agora começaremos a 1ª pétala (maior)
1ª carr: 1 corr, 8 pb na alça, 8 pb no paq que foi feito na carr anterior (desce) 1 pb no próximo pt de base, vire
2ª carr: 1 corr, 1 pb, 1  mpa, 3pa, 2 pad na mesma base seg, 2 pad na mesma base seg, 2 pat na mesma base seg, 2 pat na mesma base seg, 2 paq na mesma base seg, 2 paqt na mesma base seg, vire
3ª carr: 1  corr, pula 1 pt, 16 pb, pegue 2 alças nas 2 bases seg, e a 3ª alça na base do pad, puxe as 3 jts (ver vídeo em caso de dúvida), vire
4ª carr: 1 corr, pule 1 pt, 1 pb, 1 picô de 3 corr, *2 pb, 1 picô* até terminar. Faz também na alça lateral (a do paq). São 6 picôs no total da lateral (o último picô só faz 1 pb depois dele)
Atenção quando for pegar a próxima alça.É a de 6 corr que foi feita a alça.
Agora  começaremos a 2ª pétala (menor)
1ª carr: 8 pb, 5 pb na alça do pad, 1 pbx no próximo, vire
2ª carr: 1 corr, pule 1 pt, 1 pb, 1 mpa, 1 pa, 2 pa na mesma base seg, 2 pad na próxima base seg, 2 pad na mesma base seg, 2 pat na mesma base seg, 2 pat na mesma base seg, vire
3ª carr: 1 corr, pule 1 pt, 12 pb, pegue 2 alças nos 2 pts seg, e a 3ª na base do paq e tire as 3 jts, vire
4ª carr: 1 corr, pule 1 pt, 1 pb, 1 picô de 3 corr *2 pb, 1 picô*. Na alça de pad faz 5 picôs terminando sempre com 1 pb, 1 pb na próxima, pega 4 pbx até chegar na próxima alça (o 4ª é dentro da alça)
Termine igual, pegue o próximo pt de trás com 1 pbx, depois o da frente e leve até onde iniciou e arremate.
Pregue uma pedra no centro.

Veja também:

Folha de Crochê – Permitem mudar tudo!

Talvez você não saiba, mas eu adoro ornar as flores que faço com folha de …