Home / Noções Básicas / Agulha de crochê – como escolher a sua!

Agulha de crochê – como escolher a sua!

1 Flares 1 Flares ×

Agulha de crochê e linha é só o que você precisa para ter diversão, relaxamento e ainda ganhar dinheiro extra, certo?

Certo, mas qual a melhor agulha de crochê para cada trabalho?

A agulha de crochê é encontrada em uma variedade de medidas, fabricantes e materiais.

Vamos começar falando das medidas.

Medidas da agulha de crochê

A agulha de crochê é medida por milímetro, apesar de cada fabricante acrescentar uma numeração própria, essa medida não é necessariamente padrão. Por isso, o que importa mesmo são os milímetros indicados, que é uma medida universal, sendo igual para todas as marcas.

Veja exemplo abaixo. Existe numeração menor e maior do que as mostradas abaixo.

Numeração das agulhas de crochê
Algumas numerações das agulhas de crochê

A medida da agulha de crochê irá variar de acordo com o fio escolhido e o quanto “apertado” você quer.

Cada linha possui uma recomendação de agulha para ser utilizada no rótulo. Às vezes é indicada mais de uma opção de agulha de crochê, como na imagem abaixo. Se você optar pelo tamanho menor, os pontos ficarão mais apertadinhos e se optar pela maior, os pontos ficarão mais soltos. Eu normalmente, não sempre, escolho a agulha de crochê menor por preferir um trabalho mais apertadinho, mas você poderá preferir ele mais solto. Sugiro que teste o que ficará melhor fazendo alguns pontos correntinhas antes de definir qual a agulha escolherá para seu trabalho.

Rótulo da linha de crochê indicando a medida da agulha.
Rótulo da linha de crochê indicando a medida da agulha.

Dica: Se você quiser um trabalho mais “apertado”, ou seja, com os pontos mais próximos e um resultado mais fechado, utilize a menor medida indicada no rótulo.

Fabricantes de agulhas de crochê

Os fabricantes de agulhas mais conhecidos no Brasil são Círculo, Corrente, Clover, Telanipo, We Care About, Serend, Tulip, Maluli, mas existem ainda outras.

Algumas são nacionais e outras internacionais.

Material das agulhas de crochê

O formato do cabo é um grande diferencial, apesar de também fazer diferença o material da região do gancho na forma como a linha irá deslizar.

  • Aço niquelado – são as mais conhecidas e tradicionais, normalmente para trabalhos com fios mais finos é utilizado gancho com esse material. Por exemplo: as de 0,6mm / 0,75mm / 1,0mm / 1,25mm / 1,50mm / 1,75mm.
Agulha de crochê tradicional de aço niquelado.
Agulha de crochê tradicional de aço niquelado.

  • Alumínio colorida – muito semelhante às tradicionais de aço niquelado, mas são um pouco mais leves por serem de alumínio. Outra diferença é que são coloridas, o que facilita identificar seu tamanho, pois cada medida possui uma cor. Ganchos de alumínio permitem que você trabalhe suave e rapidamente.
Agulha de crochê de alumínio colorida.
Agulha de crochê de alumínio colorida.

  • Plástico – estão disponíveis em todos os tamanhos comuns, bem como ganchos jumbo. São muito grandes e geralmente feitos de plástico oco, porque é leve.

Agulhas de crochê de plástico Clover
Agulhas de crochê de plástico Clover
  • Bambu – são leves e quentes na mão. Estão disponíveis em todos os tamanhos, desde os menores até o jumbo, mas normalmente são utilizadas para barbantes (linhas mais grossas) e até mesmo tiras de tecido ou plástico.

Agulhas de crochê de Bambu
Agulhas de crochê de Bambu
  • Gancho de alumínio com cabo emborrachado – são mais anatômicas por causa do cabo achatado e emborrachado.

Agulha de crochê Clover Amour
Agulha de crochê Clover Amour
Agulha de crochê Soft da Círculo.
Agulha de crochê Soft da Círculo.
  • Gancho de alumínio com cabo de bambu – ideal para quem gosta de trabalhar com o cabo de bambu, mas prefere a forma que o fio desliza no alumínio. O exemplo abaixo é da marca Círculo, eles indicam essa agulha para trabalhar com o fio Barroco.
Agulha de crochê de Bambu com alumínio Círculo Barroco
Agulha de crochê de Bambu com alumínio Círculo Barroco

  • Aço com Ponta dupla – normalmente cada ponta possui uma medida, assim você tem duas agulhas em uma só. Além disso, é possível fazer o crochê Tunisiano ou Afegão (clique aqui para saber mais) utilizando a agulha de ponta dupla.
Agulha de crochê com ponta dupla de aço.
Agulha de crochê com ponta dupla de aço.

  • Gancho de alumínio com cabo de plástico e borracha – deixei essas por último, apesar de serem as que vêm primeiro na cabeça das crocheteiras. São consideradas até objeto de desejo por muitas.

 Sim, elas custam mais caro e são importadas do Japão.

São as chamadas “Agulhas Clover”, mas na verdade Clover é a marca e esse modelo abaixo é um dos que a marca possui, a Soft Touch. A Círculo possui o modelo Soft, mas o cabo é todo de borracha, mais parecida com o modelo Amour da Clover, já citada acima.

São consideradas agulhas ergonômicas, feitas para se adequar melhor às mãos. Algumas crocheteiras dizem que ajuda a evitar os calos no dedo causado pela prática constante de crochetar muito.

Agulha de crochê Clover Soft Touch
Agulha de crochê Clover Soft Touch

Agulha de crochê Clover Soft Touch
Agulha de crochê Clover Soft Touch

Outros de tipos de agulha de crochê

As agulhas acima são para a técnica do crochê Tradicional, mas existem ainda o Crochê Tunisiano (também conhecido como Afegão) e o Crochê de Grampo que utilizam agulhas diferentes para a confecção dos trabalhos. O Crochê Filé é outra modalidade, mas utiliza o mesmo tipo de agulha do crochê Tradicional. Para saber mais sobre os outros tipos de modalidades de crochê, clique aqui.

Agulha para crochê Tunisiano – observe que ela se parece com a agulha do tricô, mas possui o gancho da agulha de crochê .

Agulha de Crochê Tunisiano ou Afegão
Agulha de Crochê  de Alumínio para crochê Tunisiano ou Afegão
Agulha de Crochê de Bambu para Crochê Tunisiano ou Afegão
Agulha de Crochê de Bambu para Crochê Tunisiano ou Afegão

Agulha para crochê de Grampo – na verdade a agulha utilizada é a mesma do crochê Tradicional, mas você precisa de um tear, que é chamado pela maioria de agulha de grampo. Veja alguns modelos.

Tear para Crochê de Grampo
Tear para Crochê de Grampo de madeira

Se você quiser comprar esse tear de madeira, a Kika Perez vende. Clique aqui para acessar o site dela.

Tear para Crochê de Grampo de plástico e aço.
Tear para Crochê de Grampo de plástico e aço.

Tear para Crochê de Grampo de madeira.
Tear para Crochê de Grampo de madeira.

Concluindo:

De uma maneira geral, o material da agulha é uma questão de adaptação. Cada pessoa tem uma preferência, assim como algumas pessoas preferem um tipo ou outro de caneta para escrever. O bacana é você testar para encontrar aquela que irá lhe proporcionar mais prazer e conforto em crochetar, seja para distrair a cabeça, para presentear pessoas queridas ou para ganhar dinheiro vendendo suas peças exclusivas.

Já a numeração correta da agulha é fundamental para o resultado final do trabalho.

Aqui embaixo, tem um vídeo que eu gravei falando um pouco sobre agulhas de crochê e linhas.

Espero que tenha ajudado!

Deixe seu comentário abaixo. Irei adorar saber o que você achou!

16 comments

  1. Parabéns pela reportagem, excelente material!!!

  2. Muito obrigada amiga!
    Seja sempre muito bem vinda aqui!

  3. helena Fagundes da Silva

    Bom dia, Gostei muito de todas as explicações, trabalho em croche algum tempinho, mas sempre é bom ter mas informações e vc é genial. Deus abençoe vc. um abraço.

  4. Olá Márcia! Que ótimo. Fico muito feliz em saber que o post foi útil pra você.
    Se quiser receber as novidades sempre que eu postar, cadastre seu e-mail no site (do lado direito do site).
    Se quiser também se inscreve no canal do Youtube para receber os vídeos que eu postar. https://www.youtube.com/channel/UCBSUgiqGih1siYsO1jt4L3Q
    Grande abraço.

  5. Boa noite, eu sei o básico do crochê, como estou desempregada, e gosto de fazer crochê, gostei muitos de suas dica, para ajudar na renda de casa. Eu só usava um tipo de agulha para todos os trabalhinhos que faço, agora com suas dicas sei que não é certo. Amei ter conhecido o seu site, Estava procurando a linha certa para fazer um cachecol e achei vc.

  6. Tudo que é feito com carinho fica lindo!
    Bjs.

  7. Começa mesmo! :-)

  8. Me ajudou muito mesmo, to começando a fazer meu enxoval pq gosto de artesanato acho lindo… e gostaria de ter um enxoval inteiro feito por mim.. mas ainda estou cheia de dúvidas rsrsrs..

  9. Adorei vo começa hj mesmo parabens

  10. Olá Lenir!
    Fico muito feliz de saber que você gosta! Continua acompanhando que já nas próximas semanas terei muitas novidades no site e no canal. :-)
    Bjs,
    Soninha Lanini

  11. amo este site, sou apaixonada por croche; so nao sou profissional e sim!encontrei obrigada e fique com deus

  12. Olá! Eu não vendo, mas tem o site da Kika que ela vende. http://kikaperez.blogspot.com.br/search?q=tear+de+grampo

  13. muito bom,qual o valor do tear de croche de grampo?

  14. Muito Bom

  15. Olá Silvana! Eu que agradeço por nos seguir. :-)
    A numeração menor da agulha não é válida para todo tipo de trabalho, pois isso deixa a trama mais firme e juntinha, o que é ótimo para toalhas de mesa, bicos de pano de prato e outras peças que eu quero a trama juntinha. Ao mesmo tempo que deixa a trama juntinha pode deixar o trabalho armado dependendo do que será feito. Por exemplo, essa semana fiz um gorro para minha netinha de ponto baixo sanfonado e usei uma agulha acima, pois ia ficar muito armado para o resultado que eu queria. Com a prática você vai saber antes de começar, mas sugiro que agora você faça um pouco do trabalho e veja se vai dar o resultado que quer. O importante é saber que uma agulha menor vai dar um resultado mais apertadinho.
    A agulha abaixo da 1,75 é a 1,50.
    O símbolo ] indica um intervalo de carreiras a ser repetidas. Por exemplo, se tem 3ª e 4ª com esse símbolo, significa que você irá repetir essas carreiras a quantidade de vezes indicadas ou a quantidade de vezes que desejar para conseguir o tamanho que quer.
    Já o símbolo } é usado para montar trabalhos feitos com quadradinhos (também conhecidos como square). O número que está de fora indica a quantidade de quadradinhos que você utilizará para montar o trabalho. É como se fosse o mapa do trabalho. Como ele será montado, pois os quadradinhos são feitos individualmente e depois você irá juntá-los. É a maneira como você irá montá-los.
    Espero que eu tenha conseguido te explicar.
    Bjs.

  16. Bom noite, em primeiro lugar gostaria de agradecer por ensinar quem esta começando como eu, vc comentou que uma dica é usar umaagulha com numeração menor para o trabalho ficar mais bonito, juntinho os pts então eu pergunto isso vale para todos os trabalhos e no caso me de um ex. agulha 1,75 mm vc usaria qual numeração? e aproveitando gostaria de dizer que sinto dificuldade em leituras de gráficos tb não os símbolos mais o esquema em si como repetião dos motivos,números que vem do lado de fora os sinais como }] que vem fora indicando uma parte do trabalho gostaria muito que vc me ensinasse ficaria muito grata bjs